DestaquesPolítica

Governadores criticam governador de MG por incitar guerra contra Nordeste

0

A fala cheia de preconceitos do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, recebeu, nestes domingo (6), uma resposta dos governadores do Nordeste. Em uma carta, os gestores criticaram a entrevista que o mineiro deu ao jornal O Estado de S. Paulo incentivando uma frente Sul-sudeste contra o Nordeste.

Zema afirmou que foi criado um consórcio dos estados do Sul e Sudeste em oposição ao Norte e ao Nordeste. Disse ainda que os estados devem “lutar” por uma maior igualdade nos repasses e programas do governo federal. A fala, também, gerou críticas de políticos de todo o país.

A carta dos nordestinos é assinada pelo governador da Paraíba, João Azevedo, que preside o Consórcio Nordeste e representa os outros oito chefes de executivo estaduais da região. “O governador de Minas Gerais, em entrevista publicada no jornal O Estado de São Paulo em 05 de agosto, demonstra uma leitura preocupante do Brasil. Ao defender o protagonismo do Sul e Sudeste, indica um movimento de tensionamento com o Norte e o Nordeste, sabidamente regiões que vem sendo penalizadas ao longo das últimas décadas dos projetos nacionais de desenvolvimento”, disse o comunicado.

O documento diz que já passou da hora do Brasil enxergar o Nordeste como uma “região capaz de ser parte ativa do alavancamento do crescimento econômico do país e, assim, contribuir ativamente com a redução das desigualdades regionais, econômicas e sociais”.

Por fim afirma que “indicar uma guerra entre regiões significa não apenas não compreender as desigualdades de um país de proporções continentais, mas, ao mesmo tempo, sugere querer mantê-las, mantendo, com isso, a mesma forma de governança que caracterizou essas desigualdades”.

RESUMO DA ÓPERA – Romeu Zema criou o partido “Novo” criticando os partidos e prometendo fazer diferente da política tradicional, segundo ele. Mas, mostra como tem pensamentos ultrapassados, preconceituosos e de uma política feita no passado, onde as elites do Sul e do Sudeste sempre buscaram se manter em posições privilegiadas em relação as outras regiões. Zema sabe que as políticas de desenvolvimento implantadas no Brasil sempre beneficiaram Sul e Sudeste, deixando o Norte e o Nordeste esquecidos. Só a partir dos governos de Lula e Dilma é que isso começou a mudar. Zema e seu partido Novo não escondem a velha política contra o Norte e o Nordeste.

com informações do UOL e Bahia Notícias

Compartilhe no WhatsApp

Caixa e BB renegociaram R$ 3,3 bilhões em dívidas pelo Desenrola

Previous article

Comece a semana com vagas de empregos do SineBahia para Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *