Uma comitiva de secretários liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) visitando várias cidades atingidas pela chuva no Sul da Bahia. Eles sobrevoaram, nesta quinta (16), os municípios de Ubatã, Aurelino Leal e Itajuípe, que enfrentam alagamentos, deslizamentos de terra e desabamentos de casas e estruturas por conta de fortes chuvas.
Em Itajuípe, Jerônimo entregou uma ambulância e de medicamentos para a gestão municipal para reforçar o cuidado com a saúde das pessoas afetadas. Aurelino Leal também recebeu uma van para Tratamento Fora de Domicílio (TFD); um kit de estabilização para situações de emergência, com respirador, monitor e desfibrilador; e medicamentos. Ubatã foi contemplada com donativos como cobertores, colchões, cestas básicas, kits de limpeza, higiene pessoal e água mineral.
Na BA-262, que liga Itajuípe à cidade de Coaraci, um deslizamento de terra interrompeu o fornecimento de energia e internet no trecho entre as duas localidades. “O coração fica muito machucado, quando a gente vê as pessoas mais pobres passando por situações difíceis, como essa. Vamos precisar fazer algumas unidades habitacionais, porque as pessoas perderam suas casas e tem locais que estão em encostas. Então, teremos que fazer contenção de encostas também. Eu já saio daqui com o compromisso de fazer um relatório técnico para as ações de médio prazo, mas, agora, estamos aqui com Bombeiros, Defesa Civil, com uma missão de não deixar esses municípios sozinhos”, afirmou
OUTRAS REGIÕES
O superintendente da Defesa Civil do Estado, Heber Santana,explicou que a situação de emergência afeta, especialmente, o Sul, o Centro-Oeste, o Sudeste e o Norte da Bahia. “Temos hoje 14 municípios com decreto de situação de emergência e a orientação do governador é que a gente possa, o mais rápido possível, buscar atenuar o sofrimento dessas famílias. Primeiro, com ajuda humanitária, mas também com um olhar estruturante, para que a gente possa fazer as contenções, as habitações que são necessárias, tirando as pessoas dessas áreas de risco e as colocando em segurança”, observou.
A Defesa Civil também enviou ajuda humanitária para Maiquinique, Itambé e Andorinha. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) registrou 28 ocorrências em rodovias baianas em decorrência das chuvas desde o dia 10 de janeiro. Deste total, 24pontos estão com o tráfego restabelecido, 3 com o trânsito liberado em meia pista e um interrompido. A execução das intervenções também conta com o apoio dos Consórcios Intermunicipais de Infraestrutura.
com informações da Secom-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments