No sábado (3), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) visitou Muquém do São Francisco, Wanderley e Cotegipe, no oeste baiano, que foram atingidos por fortes chuvas no final de janeiro. Após verificar a situação das áreas afetadas, o chefe do Executivo anunciou ações que terão o orçamento superior a R$ 21 milhões, para atender a demanda das pessoas impactadas.
Em Muquém do São Francisco, uma das primeiras medidas determinadas foi que seja providenciado o envio de máquinas com maior potencial de escavação, visando proporcionar o rápido escoamento da água. Outra medida foi o reforço das equipes que atuam no trabalho de manutenção da cidade.
“Nós temos ainda muita água dentro da sede do município, nos povoados, distritos, aldeias e quilombos, mas nós viemos aqui para esse momento de emergência. Chegamos logo no primeiro momento com atendimento humanitário, com colchões, com lençóis, com água, com remédio, Corpo de Bombeiros. E agora é aquela agenda mais estruturante. A missão nossa aqui vai ser tirar essa água de onde tem. Nós combinamos com a prefeita, vamos enviar mais máquinas, vamos enviar mais infraestrutura para que a gente possa enxugar a cidade, enxugar os povoados, para que as pessoas possam se movimentar”, afirmou o governador.
Para melhorar a situação na infraestrutura e atender aos cerca de dois mil desalojados e desabrigados da cidade, o governo determinou a atuação de diversos órgãos e setores em uma operação de emergência. Através desta iniciativa, foi realizada a entrega de alimentos, água potável e kits de limpeza e de higiene pessoal.
Muquém do São Francisco foi beneficiada com a entrega de medicamentos e de ambulância, manutenção no sistema de abastecimento de água e limpeza das áreas externas e internas do Colégio Estadual Suzana de Araújo Bonfim. Agentes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar atuam na entrega de donativos às comunidades afetadas e resgate de pessoas.
WANDERLEY E COTEGIPE
Para Wanderley, foi destinada uma ambulância tipo picape 4×4. A Seinfra foi autorizada a realizar serviços de recuperações emergenciais em estradas vicinais, a construção de uma ponte sobre o Riacho Tijucuçu. O investimento estimado é de pouco mais de R$ 4,6 milhões. A Secretaria de Desenvolvimento Social foi autorizada a repassar recursos para assistência social à população.
Em Cotegipe, Jerônimo se comprometeu a recuperar o acesso à comunidade Poço da Onça, que abriga 100 famílias. Também autorizou a Conder a celebrar convênio para pavimentação da Rua da Delegacia. A Seinfra vai elaborar projeto para construção de duas pontes sobre o Riacho Verde e de recuperação em estradas vicinais afetadas pela chuva e construção de pontes sobre o Riacho Vaquetal e sobre o Riacho Brejo Grande.
com informações do governo estadual
Compartilhe no WhatsApp
Comments