DestaquesMovimentosPolítica

Governador toma café com Fetag e trabalhadores rurais

0

Em uma das atividades que marcam as comemorações dos 60 anos Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag-BA), nesta sexta (1/9), o governador Jerônimo Rodrigues esteve presente. E foi na sede da entidade, em Salvador, com um café da manhã e o debate sobre a contribuição da agricultura familiar para a economia estadual e as iniciativas recentes direcionadas a setor.

Jerônimo ressaltou a importância da agricultura familiar e reafirmou o empenho do Governo em fomentar e fortalecer a atividade. “A agricultura familiar representa um pilar essencial para o crescimento econômico e o desenvolvimento social da Bahia. Reconhecemos o empenho e a dedicação dos agricultores e agricultoras familiares, cuja contribuição é significativa para a produção de alimentos saudáveis e para a geração de empregos e renda em nosso estado”, afirmou.

Presidente da Fetag, João da Cruz destacou a importância do diálogo direto entre os trabalhadores rurais e o governo. “A visita do governador Jerônimo Rodrigues à nossa sede é uma evidência tangível de que nossas demandas estão sendo ouvidas e atendidas. A agricultura familiar representa a base de muitas famílias na Bahia, e essa colaboração entre a Fetag e o governo é essencial para enfrentarmos desafios e avançarmos conjuntamente”, destacou.

Participaram do encontro, a secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães; o secretário do Trabalho, Renda, Emprego e Esporte (Setre), Davidson Magalhães; os secretários das Relações Institucionais (Serin); e o diretor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro.

INVESTIMENTOS

No encontro, o governador listou projetos estratégicos apresentados este ano, como o Plano Safra da Agricultura Familiar 2023-2024, com aporte de R$ 3 bilhões em crédito do Pronaf, viabilizado em colaboração com o Banco do Nordeste e Banco do Brasil. O plano incluiu a expansão dos limites de financiamento no Pronaf A, cobrindo custeio e investimento, além de elevar os limites de financiamento do Microcrédito Pronaf B, acompanhado por um aumento na renda bruta familiar. Entre as medidas, está introdução do Pronaf Mulher, que oferece linhas de crédito específicas para agricultoras, enquanto jovens e indígenas também são contemplados com linhas direcionadas.

Tem o ‘Bahia que Produz e Alimenta’, lançado em 2023, que receberá investimento de R$ 750 milhões. Focado em aprimorar infraestrutura, serviços e a conexão entre organizações produtivas da agricultura familiar e os mercados, o projeto beneficiará 50 mil famílias e 600 organizações produtivas nos 27 territórios de identidade até 2027.

com informações do governo e da Fetag-BA

Compartilhe no WhatsApp

Construção da FIOL e do Porto Sul avançam em Ilhéus

Previous article

Terminam segunda (4) as inscrições do Edital de Empreendedorismo Negro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *