Uma reunião virtual, nesta terça (30), entre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e prefeitas e prefeitos, tratou das intensas chuvas e enchentes dos últimos dias. Participaram, também, secretários de diversas pastas; a União dos Municípios da Bahia (UPB), através do presidente e prefeito de Belo Monte, Quinho; e a Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FEC), através do presidente e prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo.
O encontrou alinhou ações de assistência à população e assessoria técnica às equipes municipais durante e depois do período chuvoso. Até o momento, 17 das 30 cidades baianas atingidas pelo excesso de chuva declararam situação de emergência. São elas: Anagé, Cansanção, Cícero Dantas, Cotegipe, Cravolândia, Dário Meira, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Lagoa Real, Medeiros Neto, Muquém do São Francisco, Nova Canaã, Quijingue, Saubara, Ubaíra e Wanderley.
As demais cidades atingidas foram Angical, Contendas do Sincorá, Curaçá, Feira de Santana, Guaratinga, Itaquara, Jaguaquara, Maiquinique, Milagres, Mucugê, Mutuípe, Valença e São Miguel das Matas.
“Estamos alerta, desde o início, com ações concretas para dar respostas de imediato. Desde quinta-feira, quando as chuvas começaram a cair mais forte no estado da Bahia, a gente vem dialogando com cada prefeito, com cada Defesa Civil dos municípios, e mantendo toda a equipe envolvida com ações de saúde, educação, infraestrutura e outras iniciativas”, declarou Jerônimo, afirmando que o governo está na construção de um plano de ação que garantirá investimentos.
A titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Roberta Santana informou que a pasta está trabalhando em diversas áreas para garantir a assistência à população. Dentre as ações, as visitas técnicas da equipe de vigilância; assistência à saúde de urgência e emergência (Samu), fornecimento de kit de medicamentos e insumos (EPl’s); fornecimento de equipamentos hospitalares e correlatos a assistência à saúde.
Na reunião, foi informado o que várias áreas do governo estão realizando:
>> Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros: seguem dando assistência emergencial aos municípios.
>> Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades): está apoiando financeiramente os municípios para ajudar as famílias prejudicadas pelas chuvas. Os recursos repassados às prefeituras asseguram aluguel social, cestas de alimentos, apoio para emissão de documentação civil, entre outros serviços.
>> Conder: realiza avaliações para reconstrução de habitações completamente inabitáveis, de pavimentação de vias urbanas e de unidades escolares danificadas.
>> Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SHIS): atua para garantir o funcionamento dos Sistemas de Abastecimento de água nos municípios a partir da recuperação de adutoras e correção de vazamentos.
>> Secretaria de Infraestrutura: monitora e faz reparos em rodovias que foram atingidas.
com informações do governo estadual
Compartilhe no WhatsApp
Comments