Ilhéus é a capital mundial do chocolate até este domingo (23), por conta do Festival Internacional do Chocolate, que foi aberto na quinta-feira. Reconhecido como o maior encontro de chocolate e cacau da América Latina, o evento tem patrocínio do Governo do Estado.
“O festival está a cada ano mais amadurecido, com novas marcas e diversidade dentro das marcas. Aqui tem geração de renda, de emprego e valorização de um produto que no passado era só amêndoa do cacau. Agora, tem toda uma cadeia produtiva envolvida, desde a plantação até a comercialização dos produtos”, disse o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que visitou os estandes instalados no Centro de Convenções.
Segundo o organizador do festival, Marco Lessa, a expectativa é que 70 mil pessoas visitem a feira, movimentando R$ 20 milhões em negócios. “Temos aqui 200 marcas de chocolate que existem no estado. Temos também outros negócios. Temos o desenvolvimento de tecnologia em cima de uma matéria prima que é o símbolo da sustentabilidade brasileira, que é o cacau”, afirmou.
Até domingo, estarão reunidos produtores, chefs e apreciadores do cacau e do chocolate da Bahia, de diversos estados brasileiros e de outros países. A programação inclui palestras, cozinha show, degustação, oficinas e rodadas de negócios. Também é possível adquirir chocolates finos e artesanais, além de produtos produzidos por cooperativas da agricultura familiar da região, como nibs, barras, mel de cacau e licor de mel de cacau.
com informações do governo estadual
Compartilhe no WhatsApp
Comments