DestaquesPolítica

Governador e prefeitos querem aprimorar as policlínicas de saúde

0

As policlínicas regionais de saúde representam uma revolução na assistência de média e alta complexidade na Bahia. Elas possibilitaram descentralizar a assistência regionalizar o atendimento oferecendo serviços perto das pessoas, evitando o deslocamento em longas distâncias.

Para aprimorar o funcionamento desses equipamentos, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu, nesta quarta (9), com os 23 presidentes dos Consórcios Públicos de Saúde da Bahia. O encontro tratou de avaliar o desempenho das policlínicas, propor mutirões de exames e cirurgias eletivas, analisar a inadimplência dos municípios consorciados e organizar o fluxo de participação na rede e regulação do acesso aos serviços.

Na conversa, em Salvador, foram apresentadas sugestões para a melhoria e ampliação da cobertura das unidades de saúde. O governador acolheu várias propostas apresentadas, ao lado da secretária da Saúde do estado, Roberta Santana.

BONS NÚMEROS

A Bahia conta, atualmente, com 25 policlínicas em funcionamento, sendo 23 sob gestão consorciada, que atendem 410 municípios associados. Elas contemplam as 28 regiões de saúde do estado. Somente em 2023, foram ofertados mais de 820 mil serviços e quase 514 mil atendimentos, entre consultas e exames.

Segundo o governo, o investimento nas policlínicas já inauguradas é superior a R$ 979 milhões. O custeio de manutenção é dividido, sendo 50% de responsabilidade do estado e 50% dos municípios que fazem parte do grupo.

com informações do governo estadual

Compartilhe no WhatsApp

Programa Mais Água chega à Zona Oeste de Itabuna

Previous article

Serviços de zeladoria seguem a todo vapor em Ilhéus

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *