O governador Jerônimo Rodrigues (PT) fez, nesta quarta (19), uma visita ao trabalho de revisão técnica e operacional dos trens que serão utilizados no VLT do Subúrbio de Salvador. Em Hortolândia (SP), ele esteve na sede da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), empresa espanhola especializada na fabricação e manutenção de trens, VLTs e metrôs.
“São trens de muita qualidade. Vimos aqui todo o trabalho que está sendo feito, olhando cada peça, cada detalhe. A população de Salvador pode confiar que estamos preparando o que há de melhor em mobilidade para oferecer à região do Subúrbio”, afirmou o governador.
O presidente da CAF Brasil, Renato Meirelles, falou do trabalho realizado. “Pode se comprovar aqui o estado de novo que estão os equipamentos. Mesmo assim, eles estão sendo completamente desmontados e revisados. São mais de 60 mil itens que estão sendo aportados novos para revitalizá-los, para que, do ponto de vista técnico, eles saiam daqui para Salvador como se tivessem sido fabricados ontem”, explicou.
INÍCIO DOS TESTES
Alguns dos trens passarão por adaptação para que as marisqueiras possam transportar seus produtos de forma adequada. A previsão é de que os primeiros testes nos trilhos do Subúrbio sejam realizados no início de 2026. Cerca de 14 das 40 composições adquiridas pelo governo já chegaram à fábrica, em Hortolândia. As demais chegarão até o final deste ano.
O investimento é de R$ 820 milhões para a compra das 40 composições. O Projeto do VLT do Subúrbio de Salvador já tem mais de 10% da obra executada e terá 36,4 quilômetros de trilhos.
com informações da Secom-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments