O Google anunciou, em coletiva de imprensa nesta sexta (15), medidas para combater a desinformação e ajudar a garantir um processo eleitoral democrático no Brasil durante as eleições de 2022. Primeiro, todos os anunciantes relacionados às eleições terão que ser verificados e será disponibilizado um relatório de transparência para quem quiser checar as informações. Isso já a partir de 17 de novembro.
Quem desejar fazer anúncios políticos em qualquer plataforma do Google terá que enviar documentações à empresa para comprovar que ele é quem diz ser. No relatório, as pessoas poderão consultar os gastos em propagandas, quantos anúncios foram exibidos e quantas pessoas foram atingidas, por exemplo.
Na preparação para as eleições, o Google firmou parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde 2014, oferecendo cursos de capacitação para servidores do tribunal e meios para que as informações fiquem mais acessíveis aos eleitores. Nas eleições passadas foram disponibilizados painéis com informações que tiraram dúvidas sobre como votar. Esse recurso foi visualizado 9 milhões de vezes. “Nós acreditamos que cidadãos melhores informados são mais engajados para tomar melhores decisões na hora do voto”, destaca Karen Duque, gerente de políticas públicas Google Brasil.
Segundo Aline Osório, secretária-geral da Presidência do TSE, o programa de combate à desinformação do tribunal, que hoje é finalista do Prêmio Innovare, tinha sido criado com foco nas eleições de 2020, porém agora ele se tornou permanente. “Ficou evidente que a desinformação não se restringe ao período eleitoral. Essa desinformação que tenta enfraquecer as bases da democracia é contínuo, então precisamos de ações para mitigar os efeitos negativos desde já”, ressalta.
PARCERIA CONTRA A DESINFORMAÇÃO
Entre essas parcerias no combate à desinformação, Marco Túlio Pires, do Google News Labs Brasil, destaca a importância do Projeto Comprova, apoiado pelo Google News Lab, com 33 veículos de imprensa. O objetivo é esclarecer postagens e apontar as fake news. “É uma redação virtual em que representantes se unem para fazer essa checagem cruzada. Eles conseguiram esse lugar de credibilidade porque são redações de diferentes aspectos trabalhando juntas”, afirma.
O Google Lab anunciou ainda que repassará R$ 1,5 milhão para organizações não-governamentais com projetos focados na capacitação de candidaturas de grupos sub-representados como indígenas, LGBTs, negros e mulheres. As organizações que vão ser beneficiadas ainda serão anunciadas.
Com informações do Correio Braziliense
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