Há uma semana, o Grupo de Amigos da Praia (GAP) vem realizando uma série de ações no Rio Cachoeira, em Ilhéus, para conter o avanço das baronesas. Até agora, o grupo já recolheu mais de seis toneladas de macrófitas com o uso de ecobarreiras, que impedem a propagação dessas plantas para o litoral. “As macrófitas, em si, não representam um problema, mas, em um ambiente com excesso de matéria orgânica, se proliferam rapidamente e causam grandes impactos ambientais”, afirma Poliana Vargens, presidente do GAP.
Vinícius Alcântara (UNIÃO), fundador do GAP, destaca a necessidade de um apoio governamental para garantir uma solução de longo prazo. Ele ressalta que, a curto prazo, há equipamentos específicos, usados com sucesso em outras regiões, que poderiam resolver o problema. “O que falta é vontade política para contratar empresas e adquirir o maquinário necessário. A médio e longo prazo, a única solução é o tratamento de esgoto; do contrário, qualquer ação é apenas paliativa”, explica Alcântara.
A expectativa do GAP é que essa ação chame a atenção para o problema e incentive discussões sobre soluções permanentes, visando tanto a preservação dos ecossistemas locais quanto a proteção do setor turístico e econômico de Ilhéus, prejudicados pela chegada dessas plantas invasoras.
Com informações do GAP
Compartilhe no WhatsApp
Comments