DestaquesEconomia

Fundo vai financiar pequenos agricultores de cacau na Bahia

0
Foto: Wenderson Araújo

O fundo de investimento Kawá, voltado para pequenas propriedades do país, vai auxiliar o desenvolvimento de um ecossistema de agricultura familiar e regenerativa da cultura do cacau. A iniciativa pretende levantar R$ 1 bilhão até 2030 para investir em projetos ligados à cadeia produtiva da fruta na Bahia e, também, no Pará.

Uma parceria do Instituto Arapyaú e da ONG Tabôa Fortalecimento Comunitário, o projeto vai beneficiar na primeira fase 1,2 mil agricultores dos dois estados, com cerca de R$ 30 milhões. “Com o Kawá, queremos ampliar a escala de impactos econômicos, sociais e ambientais positivos, atraindo investidores de maior porte para destravar modelos produtivos que façam uso sustentável do solo e gerem renda para quem mais precisa e quem conserva a floresta”, disse o gerente de bioeconomia do Instituto Arapyaú, Vinicius Ahmar,

O Kawá é classificado como um Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro). Ao receber o crédito, o produtor tem até 45 dias para realizar o investimento. Após esse período, são 36 meses de prazo para pagá-lo, com uma média de seis meses de carência. Os recursos são para custeio da adubação, irrigação, mão de obra, compra de equipamento e adensamento com mudas. E prevê a possibilidade de comércio de créditos de carbono de conservação por parte dos produtores.

A iniciativa conta com a parceria da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), que pode comprar o cacau dos produtores beneficiados. A assistência técnica ficará com o Consórcio Intermunicipal do Mosaico das Apas do Baixo Sul da Bahia (Ciapra), da Fundação Solidaridad e da Polímatas Soluções Agrícolas e Ambientais.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Audiência pública debate proposta de Orçamento de Itabuna

Previous article

BAMIN revitaliza restaurante na Vila Juerana pelo projeto “Espaço Delas”

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *