O Rio Grande do Sul deverá receber, novamente, nesta terça-feira (3), a fumaça proveniente das queimadas que ocorrem na Amazônia e em outras partes da América do Sul. De acordo com a MetSul Meteorologia, ventos quentes vindos do Norte estão transportando o ar poluído até o estado, afetando a qualidade do ar na região.
Modelos de previsão de dispersão de aerossóis, como o europeu CAMS do Sistema Copernicus, indicam que um denso corredor de fumaça está em deslocamento em direção ao Sul do país. Esse corredor, que se formou devido ao grande número de incêndios na região amazônica e em países vizinhos, deverá alcançar o Rio Grande do Sul e seguir em direção ao Oceano Atlântico. Posteriormente, a fumaça pode retornar em direção ao Norte, afetando estados do Sudeste, como Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de São Paulo.
Atualmente, a camada de fumaça cobre uma vasta área, que vai desde a Amazônia até o Sul do Brasil, passando por países como Bolívia, Paraguai e o Nordeste da Argentina. A presença dessa fumaça pode impactar a visibilidade e a qualidade do ar, além de trazer possíveis consequências para a saúde da população.
Com informações do G1
(Foto Divulgação/Joel Silva/Reuters)
Comments