A semana que se inicia promete ser de clima extremamente instável no Rio Grande do Sul, conforme prevê a Climatempo. O estado será impactado pela formação e deslocamento de duas frentes frias, combinadas com a circulação de ventos em várias camadas da atmosfera, resultando em intensas instabilidades até quarta-feira (19). Desde sábado (15), as chuvas já se fazem presentes e há previsão de precipitações significativas até quarta-feira (19) em grande parte do sul do país.
No centro-norte e noroeste do Rio Grande do Sul, os acumulados de chuva podem variar entre 200 mm e 300 mm. Regiões como a Metropolitana de Porto Alegre, Vales do Sinos, Jacuí e Caí, além de trechos de serra e planalto, estão incluídas nesta previsão. Nas demais áreas, os acumulados esperados estão entre 80 mm e 150 mm, o que ainda representa um volume considerável de precipitação.
Ruhoff destacou que a presença de uma frente fria estacionada sobre o estado, juntamente com um bloqueio atmosférico, impedirá o avanço das chuvas, concentrando-as sobre o Rio Grande do Sul. Esse cenário agrava a situação de instabilidade e eleva o risco de enchentes e outros problemas relacionados ao excesso de chuva.
Compartilhe no WhatsApp
Comments