DestaquesEconomia

Fome não espera, mas fila de espera do Bolsa Família tem quase 1,2 milhão

0

Um dos programas sociais mais importantes do País, o Bolsa Família tem quase 1,2 milhão de famílias esperando inclusão. São 1.186.755 pessoas que atendem aos critérios do programa e estão no cadastro único para benefícios sociais do governo, mas não foram incluídas para receber a ajuda.

A maioria está no Sudeste e Nordeste. São Paulo tem 17% das famílias da fila, seguido por Bahia (10%), Pernambuco (8,9%) e Rio de Janeiro (8,5%). As informações são de O GLOBO, através da Lei de Acesso à Informação.

Vale lembrar que ampliação dos beneficiados se tornou uma bandeira do presidente Jair Bolsonaro para as eleições de 2022. A nova proposta do governo quer alterar os parâmetros para definição de pobreza e extrema pobreza para incluir mais pessoas no programa.

Além desse problema, o Orçamento de 2022 não prevê mais recursos para o programa. A previsão é de gastar R$ 34,7 bilhões, mesmo valor deste ano, recurso suficiente para atender a 14,7 milhões de pessoas. Atualmente, o Bolsa Família beneficia 14,6 milhões.

A fila de espera pelo benefício estava zerada desde julho de 2017, mas voltou a se formar no atual governo. Em junho de 2019 chegou a 229 mil pessoas. Desde então, subiu todos os meses seguintes até atingir um pico em março de 2020, quando 1,655 milhão de famílias aguardavam para serem incluídas no benefício.

Compartilhe no WhatsApp

Estudantes podem inscrever projetos para 9ª Feciba até o dia 12

Previous article

DEM e PSL assinam nota contra atos do presidente Bolsonaro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *