DestaquesPolítica

Flávio Dino alfineta Moro e diz que punição para golpistas é obrigação

0

Um dos melhores quadros no novo governo de Lula, o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que pretende dar prosseguimento às investigações para punir os líderes de atos golpistas que visam impedir o petista de tomar posse. Ele afirmou a tese nesta segunda (19), no programa Roda Viva, da TV Cultura.

Dino, que é jurista de formação, disse ser uma obrigação, como ministro, punir quem ataca a democracia. “Não se trata de uma decisão política. Justiça não é vingança, não é retaliação. Ou seja, a democracia, para se proteger, que é um dever, não pode varrer para baixo do tapete aqueles que querem destruí-la. Então não é uma decisão política, é uma obrigação. Se eu desse uma decisão no sentido contrário, eu estaria cometendo um crime, provavelmente prevaricação, omitindo um ato de ofício por alguma razão política, por exemplo”, explicou.

Para o ex-governador do Maranhão, a reunião de bolsonaristas em frente aos quartéis não seria um problema se a motivação não fosse criminosa. “Aquilo é liberdade de expressão? Pessoas armadas, engendradas, querendo invadir a Polícia Federal. Isso é uma fronteira que não pode ser ultrapassada. Então os atos não estão prescritos e as providências serão tomadas. Eu sou a favor da liberdade de reunião. Mas a liberdade de reunião pode acontecer para fazer apologia de crime? Não. Pode ser para proclamar um golpe de Estado? Não”, enfatizou.

JUIZ “HOLOFOTE” SE DEGENERA

Durante a entrevista, Flávio Dino também alfinetou o ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro, Sergio Moro. Ele afirmou que “políticos devem representar o povo, enquanto magistrados precisam ter uma postura ‘contramajoritária’ para defender a Constituição Federal”.

“Eu acho que se a pessoa gosta, e é legítimo que goste, de ser visto ou bem visto pela maioria, ele tem vários ofícios que pode exercer: político, jogador de futebol, cantor, dupla sertaneja, mas juiz não. Quando o juiz resolve viver às custas do aplauso, ele degenera”, afirmou Dino.

com informações da Revista Fórum e do DCM

Compartilhe no WhatsApp

BNB investirá R$ 10,5 bilhões em dois projetos na Bahia

Previous article

Lula aposta em ex-governadores ministros para gestão; TEM RESUMO

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *