DestaquesGeral

Fiocruz desmente Bolsonaro: a cada 2 dias, 1 criança morre de Covid no Brasil

0

Números levantados a pedido do g1, pelo grupo Observa Infância, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desmentem o presidente Jair Bolsonaro (PL). Em média, uma criança com menos de 5 anos morre de Covid-19 a cada 2 dias no Brasil. Essa faixa etária representa 9% do total de internações pela doença.

Bolsonaro havia dito, na sexta (14), a um podcast, que crianças não morrem de Covid-19. “A molecada não sofre com vírus. Você não viu moleque morrendo de vírus por aí”, disse ele na ocasião. Entre 4 de setembro e 1 º de outubro, 437 crianças foram hospitalizadas por complicações da Covid no Brasil. Nesse período, 17 mortes pela doença foram registradas entre menores de 5 anos.

Especialistas criticam a demora do Ministério da Saúde em liberar a vacina para crianças de até 5 anos, mesmo já tendo o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Essas crianças continuam muito vulneráveis porque o vírus continua circulando. A vacina impede a manifestação das formas graves e boa parte dos óbitos, mas, ainda assim, o vírus circula. E a criança não vacinada tem sido, sim, impactada”, disse o pesquisador e coordenador do grupo, Cristiano Boccolini.

Parte do público infantil – entre 6 meses e 2 anos e 11 meses – segue sem nenhuma vacina contra a Covid disponível nos postos de saúde. O Brasil tem hoje doses da Coronavac para crianças a partir dos 3 anos e da Pfizer para a faixa etária de 5 a 11 anos.

com informações do g1

Compartilhe no WhatsApp

Campanha de Jerônimo denuncia ataques de perfis falsos e robôs

Previous article

Após debate, pesquisa Ipec mostra Lula com 50% e Bolsonaro com 43%

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *