DestaquesGeral

Fiocruz alerta para ressurgimento do tipo 3 da dengue

0

O Brasil deve ligar o alerta contra a dengue. Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado em maio, já mostrava o ressurgimento do tipo 3 da dengue e, na última semana, foram confirmados quatro casos em Votuporanga, no interior paulista. O caso detectado em uma mulher de 34 anos, chamou a atenção por causa da intensidade dos sintomas clássicos da doença, como febre, vômito, dor e manchas vermelhas pelo corpo, além de sangramento nasal e pela urina.

Segundo a Fiocruz, a dengue tem quatro sorotipos, e a infecção por um deles cria imunidade contra o mesmo sorotipo, mas o indivíduo pode contrair dengue se tiver contato com um sorotipo diferente. Como poucas pessoas contraíram o tipo 3, há risco de epidemia porque há baixa imunidade contra esse sorotipo.

“O problema é que os sintomas da dengue tipo 3 são os mesmos do tipo 1 e 2. Como muitas pessoas já tiveram os tipos 1 e 2, ao ter o tipo 3, podem desenvolver uma forma grave da doença, o que pode gerar superlotação das unidades de pronto atendimento e hospitais. Por isso, é preciso ter maior vigilância sobre as formas graves da doença. Do ponto de vista clínico, não há diferença, mas o que chama mais a atenção é a gravidade do caso, por ser uma infecção sequencial. No México e na América Central, por exemplo, a doença tem causado mais mortes”, diz o infectologista Kleber Luz, coordenador do Comitê de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia.

É importante observar os sintomas de alerta da doença: febre, manchas vermelhas pelo corpo, dor abdominal, vômito persistente, acompanhados também de sangramento na gengiva, no nariz ou na urina. Ao perceber qualquer sintoma, a pessoa deve procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima. As formas de prevenção já são conhecidas: limpeza dos quintais para evitar água empoçada, que é criadouro do inseto, e receber os agentes de saúde para fazer a vistoria em possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Natal do Bem em Itabuna: solidariedade e generosidade em sua sexta edição

Previous article

COP 28: Bahia e Nordeste querem Fundo de Reconstrução da Caatinga

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *