Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta (5), mostra o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil. Entre crianças e adolescentes de até 14 anos, o principal responsável é o rinovírus. Nas demais faixas etárias, o predomínio é da Covid-19. Já os casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e influenza A mantêm a tendência de queda.
Segundo a Fiocruz, os estados que mais se destacam nesse momento pelo aumento da Covid-19 são Goiás e São Paulo. Os pesquisadores alertam para a possibilidade de SP impulsionar a disseminação e o crescimento da doença pelo país. A pesquisadora Tatiana Portella reforça a importância da vacinação em dia contra a Covid-19 para todas as pessoas dos grupos de risco.
“Em caso de aparecimento de sintomas, o recomendado é ficar em isolamento em casa, inclusive as crianças e adolescentes. Com a alta do rinovírus nessa faixa etária, caso apresentarem alguns sintomas de síndrome gripal, a orientação é ficar em casa e não ir para a escola. Se não for possível fazer esse isolamento, é importante sair de casa usando uma boa máscara, e claro, diante de aparecimento e piora dos sintomas, procurar atendimento médico”, diz.
Quanto aos casos de SRAG por rinovírus, a alta está concentrada principalmente em estados da região Nordeste, Centro-sul e Norte. O VSR e o rinovírus permanecem como as principais causas de internações e óbitos em crianças de até dois anos.
com informações da Fiocruz
Compartilhe no WhatsApp
Comments