DestaquesGeral

Fim de checagem dos fatos nas redes vale apenas para os EUA, diz Meta

0
Foto: DCM / Divulgação

Controladora das redes sociais Instagram, Threads, Facebook e WhatsApp, a Meta respondeu o questionamento da Advocacia-Geral da União (AGU) afirmando que o encerramento do programa de checagem de fatos será, inicialmente, apenas nos Estados Unidos. Segundo a rede a CNN, o documento será analisado e discutido em reunião técnica, nesta terça (14), sob a coordenação da AGU.

“A Meta desde já esclarece que, no momento, está encerrando seu Programa de Verificação de Fatos independente apenas nos Estados Unidos, onde testaremos e aprimoraremos as Notas da Comunidade antes de dar início a qualquer expansão para outros países”, diz o documento enviado à AGU.

No texto, a empresa afirmou estar comprometida em respeitar os direitos humanos e seus princípios e igualdade, segurança, dignidade, privacidade e voz. “As mudanças recentemente anunciadas buscam “o equilíbrio ideal entre a liberdade de expressão e a segurança”.

E diz reconhecer que formas abusivas da liberdade de expressão podem causar danos, especialmente para grupos vulneráveis, mas afirma que esforços bem-intencionados de gerenciar conteúdos nas redes sociais “se ampliaram ao longo do tempo até o ponto de termos às vezes exagerado na aplicação de nossas regras, limitando debate político legítimo e, com frequência, impedindo a livre expressão que pretendemos viabilizar”.

GRIFO NOSSO – Quando a empresa diz que é um teste antes de expandir para outros países, fica claro que vai tentar impor essa medida para todos. São as big techs (grandes empresas que dominam o mercado de tecnologia e inovação) querendo definir como se dá o fluxo de informações e controlar o pensamento entre as pessoas no mundo. E sem qualquer preocupação com a disseminação de mentiras e do ódio. A regulamentação das redes sociais é importante para garantir que as tecnologias e as redes sociais sejam utilizadas para o bom desenvolvimento humano.

Compartilhe no WhatsApp

Mais 1.405 educadores são nomeados pelo governo Jerônimo Rodrigues

Previous article

Baiano promete fazer população ver “o bom trabalho do governo Lula”

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *