A RegiãoDestaques

FICCO/Ilhéus captura um dos maiores assaltantes de banco do país em operação interestadual

0
foto: Web/Divulgação

Em uma operação coordenada nesta semana, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Ilhéus (FICCO/Ilhéus), em parceria com forças de segurança de diversos estados, capturou um dos maiores assaltantes de banco do Brasil. A ação ocorreu em Confresa, no Mato Grosso, a 1.160 km de Cuiabá, e envolveu intensa investigação e cooperação entre diversas corporações.

O criminoso, amplamente conhecido pelas autoridades nos estados da Bahia, Paraíba, Minas Gerais e Pará, acumulava uma extensa ficha criminal. Entre os delitos estavam assaltos a bancos e carros-fortes, homicídios, tráfico de drogas e extorsão mediante sequestro. A captura é fruto de um trabalho iniciado em maio de 2024, com a deflagração da Operação Kalypto pela Polícia Civil de Minas Gerais. Na primeira fase, foram cumpridos 11 mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão em estados como Minas Gerais, Goiás, Bahia, Sergipe e Espírito Santo. A investigação revelou uma complexa rede criminosa, que se estendia por diversas regiões do país.

Em setembro do mesmo ano, a Operação Cannabis Gourmet deu continuidade ao combate à organização. A ação ocorreu em propriedades rurais na região de Irecê, Bahia, utilizadas para o plantio de maconha. Na ocasião, foram destruídas cerca de 15 toneladas da droga, incluindo 53 mil pés de maconha erradicados. Sete pessoas foram presas em flagrante, mas o líder da organização conseguiu escapar.

A Operação

Após meses de busca, o foragido foi localizado em Manga, Minas Gerais, mas fugiu após cometer um homicídio, passando por diversos estados até se estabelecer em Confresa, no Mato Grosso. A prisão foi possível graças à colaboração entre a FICCO/Ilhéus, a Polícia Federal, a Polícia Militar da Bahia, a Polícia Rodoviária Federal e outras forças de segurança dos estados de Mato Grosso, Pará, Tocantins e Minas Gerais.

A operação foi celebrada como um marco no combate ao crime organizado, demonstrando a eficácia da integração entre as forças de segurança. Segundo um porta-voz da FICCO/Ilhéus, a captura do criminoso representa um importante passo na desarticulação de organizações criminosas que atuam em todo o país.

Com informações da FICCO/Ilhéus

Compartilhe no WhatsApp

Barcelona de Ilhéus arranca empate contra Jacobina no Campeonato Baiano

Previous article

Itabuna amplia programa de regularização fundiária “Meu Lugar” com apoio do Governo Federal

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *