Iniciado nesta sexta (3) e com atividades até a próxima segunda (6), no Centro de Convenções da Boca do Rio, a primeira edição do Festival Liberatum no Brasil agita a capital baiana. O evento tem debates e shows, e pretende destacar a importância de fazedores de cultura afro-brasileiros e internacionais na promoção da mudança social e na defesa da liberdade de expressão.
Desde 2011, o festival promove programas com a presença de ícones da cultura negra, que, pelo seu trabalho, dialoga com os mais diversos públicos sobre a importância do debate acerca do preconceito que afeta de maneira mundial a população negra.
Entre as personalidades presentes, estão a cantora Alcione, que será homenageada pelos seus cinquenta anos de carreira, Viola Davis, Angela Basset, Seu Jorge, Taís Araújo, Lázaro Ramos, Erika Hilton, Iza, Bloco Afro Ilê Aiyê, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, dentre outros.
Margareth foi homenageada na abertura do Liberatum. Aplaudida de pé, ela falou em um painel para celebrar a cultura e a vida dedicada à arte. A ministra reforçou o poder e a possibilidade de celebrar a cultura do povo negro na Bahia.”Eu sempre percebi a força e os ativos que nosso estado tem, aproveitando a potência que nós temos e com a cultura que o nosso povo negro têm”, disse.
DIVULGAR O ESTADO
Para o secretário de Cultura do estado, Bruno Monteiro, a chegada do Festival Liberatum, na Bahia, servirá para divulgar o estado internacionalmente e para troca de experiências e de qualificação do setor cultural. “Nós enxergamos não somente como um evento, mas possibilidade de apresentações, de divulgação da Bahia para o mundo, do intercâmbio que isso possibilita. É um momento de muita riqueza e de muitas trocas”, afirmou.
Monteiro também destacou o poder da economia criativa. “Diversos estudos já mostram que o turismo e a cultura trazem um retorno muito grande para o Estado pela movimentação da economia que gera. Nós estamos falando de um setor, como a cultura, que já representa 3,11% do PIB [Produto Interno Bruto] nacional. Ou seja, é um setor hoje que gera riqueza, que distribui renda, que contribui com o desenvolvimento do Estado como um todo”, completou.
PROGRAMAÇÃO:
3 de Novembro (sexta)
Ciclo de palestras no Centro de Convenções:
10h – Margareth Menezes e Gil Alves
13h – Debbie Harry, Majur e Rob Roth
15h – Viola Davis, Melanie Clark, Taís Araújo e Julius Tennon
17h – Alton Mason, Hisan Silva, Pedro Batalha e Erika Hilton
20h – Evento exclusivo para convidados – Prêmio e gala de honra cultural Liberatum para Alcione – Restaurante Amado
4 de Novembro (sábado)
Ciclo de palestras no Centro de Convenções:
10h – Paulo Rogério e Tânia Neri
11h30 – Edgar Azevedo, Paloma Elsesser e Teodoro
13h – Seu Jorge, Rossy de Palma e Hiran
14h30 – Alan Soares, Monique Evelle, Maurício Mota e Nina Silva
16h – Kehinde Wiley, Bernardo Conceição e Bruno Rocha
17h30 – Karol Conká, Marcelo Zig e Kito Gois
5 de novembro (domingo)
16h – Show na Praça Cayru com:
Honraria à Angela Bassett
Ground Zero Blues Club + Lazzo Matumbi
Ilê Aiyê e convidados
Afrossinfônica convida Luedji Luna e Psirico
6 de novembro (segunda)
15h – Wole Soyinka – Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (Muncab)
com informações do Bahia Notícias e g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments