DestaquesEconomia

Festejos juninos devem movimentar R$ 5,5 bi no comércio da Bahia

0

Além da alegria e de reforçar nossas tradições, os festejos juninos (homenagens a Santo Antônio, São João e São Pedro) na Bahia, também ajudam a desenvolver nossa economia. Estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio) indicam que no comércio varejista, os supermercados e o setor de vestuário devem movimentar R$ 5,56 bilhões neste mês. Comparando a junho de 2023, a alta é de 5,5%.

“Esse dado não reflete exatamente os gastos das famílias com as compras para o São João, mas dada a importância do evento, entende-se que são tendências correlatas. A maior parte do faturamento ficará por conta dos supermercados, com aumento esperado nas vendas de 6,5%. Tanto os consumidores compram comidas e bebidas para fazerem eventos com familiares e amigos, quanto os empresários que precisam abastecer seus estoques para atender um público maior num hotel, restaurante, festas etc”, diz o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.

Os ingredientes das comidas típicas estão com aumento anual acima da inflação média da região de Salvador, de 3,49%. Chama a atenção o aumento de 21,95% do arroz, mas bem menos expressivo estão o milho verde (7,42%), maçã (7,26%) e leite de coco (3,78%). Alguns outros itens ajudam nessa balança, pois apresentam retração no acumulado de 12 meses, como é o caso da farinha de trigo (-19,04%) e da mandioca (-7,45%). As informações são do IPCA, levantamento mensal do IBGE.

“Apesar de render bem, o setor de vestuário deve apresentar queda de 3%. Mas, é preciso entender que, além de uma disputa com o mercado online, muitos consumidores já compraram suas roupas festivas no pós-pandemia, sendo agora compras mais residuais. Até por imaginar que a renovação de guarda-roupa não é um ato frequente ou anual”, pondera Dietze.

com informações da Tribuna da Bahia

Compartilhe no WhatsApp

NAF-Uesc é reconhecido com certificação diamante e prata pela Receita Federal

Previous article

Pule essa “fogueira”: MPT fiscaliza produção e venda de fogos clandestinos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *