O aquecimento da produção e do consumo fez o faturamento real (descontada a inflação) da indústria de transformação no Brasil crescer 5,6% em 2024. Os dados foram divulgados nesta sexta (7), pela pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Mesmo caindo 1,3% de novembro para dezembro, o setor teve o maior crescimento anual desde 2010.
Para a CNI, o crescimento foi estimulado pelo baixo desemprego, aumento de gastos do governo e pela maior concessão de crédito. A combinação desses fatores manteve o consumo e o investimento aquecidos, garantindo um maior faturamento.
Esse bom desempenho da indústria em 2024 também se refletiu no mercado de trabalho. O número de empregos no setor subiu 2,2%, a massa salarial cresceu 3% e o rendimento médio do trabalhador industrial aumentou 0,8%.
Realizada desde 1992, em parceria com as federações estaduais da Indústria, a pesquisa identifica, mensalmente, a evolução de curto prazo da atividade da indústria de transformação. Os estados pesquisados respondem por mais de 90% do produto industrial brasileiro.
com informações da CNI
Compartilhe no WhatsApp
Comments