Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, o Farmácia Popular beneficiou mais de 1,3 milhão de pessoas na Bahia. Supera, assim, o registrado em 2022: apenas 814 mil pessoas atendidas. Com a ampliação da gratuidade, mais 65,6 mil pessoas no estado passaram a receber medicamentos para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite.
Agora, o programa oferece 95% dos medicamentos e insumos gratuitamente para toda a população, beneficiando 2,1 milhões de brasileiros em apenas um mês. Até 10 de agosto, os medicamentos mais retirados nas farmácias credenciadas foram: Sinvastatina 20 mg (38,8 mil pessoas beneficiadas), utilizado no tratamento do colesterol alto; Cloridrato de Benserazida 25 mg + Levodopa 100 mg (13,1 mil pessoas beneficiadas), para o tratamento da doença de Parkinson; e Budesonida 50 mcg (12,1 mil pessoas beneficiadas), para o tratamento da rinite.
Esses medicamentos passaram a ser disponibilizados gratuitamente a partir de julho último. Para atender a mais de dois milhões de pessoas, o Ministério da Saúde investiu R$ 35,5 milhões. Isso garante a oferta de 41 itens, entre medicamentos, fraldas geriátricas e absorventes e, até a recente mudança, somente medicamentos indicados para pessoas com diabetes, hipertensão, asma, osteoporose, anticoncepcionais e os absorventes eram gratuitos.
EXPANSÃO
O Farmácia Popular foi criado por Lula em 2004, no seu primeiro mandato, para disponibilizar medicamentos e outros insumos de saúde para a população. Após ser esvaziado pelos governos Temer e Bolsonaro, o programa foi relançado pelo presidente Lula em 2023, com a inclusão de novos medicamentos na lista dos gratuitos, como para osteoporose e os anticoncepcionais.
Em junho do ano passado, 55 milhões de pessoas beneficiárias do Bolsa Família passaram a ter acesso gratuito a todos os medicamentos e fraldas geriátricas. Entre 7 de junho de 2023 e 31 de julho de 2024, 4,9 milhões de beneficiários foram contemplados, garantindo mais medicamentos gratuitos para pessoas que não têm condições de arcar com os custos. Neste ano, foi iniciada a distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade social, estudantes da rede pública de ensino e pessoas em situação de rua.
70 MILHÕES BENEFICIADOS
Nesses 20 anos, mais de 70 milhões de brasileiros foram beneficiados pelo Farmácia Popular, que está presente em 85% das cidades brasileiras (4,7 mil municípios), com mais de 31 mil farmácias credenciadas no país, cobrindo 96% da população brasileira residente nestes municípios. De junho 2023 a julho de 2024, cerca de 611,6 mil mulheres acessaram medicamentos gratuitos para anticoncepção e osteoporose.
Até o momento, já foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 novos municípios que aderiram ao Programa Mais Médicos, sendo 352 no Norte e Nordeste. O credenciamento foi aberto em 811 cidades do país, com prioridade para os municípios que participam do Mais Médicos, visando a diminuição dos vazios assistenciais.
com informações da Tribuna da Bahia
Compartilhe no WhatsApp
Comments