Os números positivos da economia (aumento menor nos preços, inflação em queda e crescimento maior) fez com que as famílias brasileiras estejam mais otimistas em relação aos rumos da economia. É o que mostra a pesquisa “Radar Febraban”, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), e divulgada nesta quinta (6).
A melhora das condições econômicas gerou a percepção da população brasileira de que o país está melhor do que em 2022. A queda da inflação é um dos sinais que dão o suporte a essa perspectiva mais positiva sobre os rumos econômicos
Com o recuo da inflação nos últimos meses, caiu oito pontos no último bimestre (de 67% em abril para 59% em junho) a percepção de que os preços estão se elevando. Para perto de um quinto (18%) houve diminuição da carestia.
Cresceu quatro pontos (de 37% para 41%) a visão de que o país está melhor. E a expectativa de que o Brasil vai melhorar até o fim do ano evoluiu de 51% para 53%. Essa expectativa positiva é generalizada em todos os segmentos avaliados por sexo, escolaridade, renda familiar e instrução.
A pesquisa foi realizada entre 22 e 29 de junho, com 2 mil pessoas nas cinco regiões do país. Esta edição do Radar Febraban mapeia as expectativas dos brasileiros sobre a economia em 2023, sua vida pessoal e também em relação à atual gestão política do país. O estudo traz uma versão regional, com as opiniões de cada uma das cinco regiões brasileiras.
com informações da Carta Capital
Compartilhe no WhatsApp
Comments