Em função das chuvas, a Prefeitura de Itabuna criou, nesta quarta (13), um Comitê de Crise, onde cada secretaria vai saber o que será feito em situação de alerta. A informação é de Eliciane Rodrigues Reis, diretora da Defesa Civil. O Comitê foi criado durante reunião no gabinete do prefeito Augusto Castro (PSD).
O colegiado avaliou as ações de apoio prestadas às pessoas que moram em áreas prejudicadas pela chuva que atingiu a cidade nesta terça (12). “Em 24 horas, tivemos apenas três chamados”, frisou Eliciane. De acordo com a Defesa Civil, Itabuna tem 47 áreas de risco e 12 de alto risco. “Ontem ocorreram deslizamentos, mas não há famílias desalojadas”, destacou Elciane Reis.
Segundo a gestora, caso ocorram desmoronamentos ou alagamentos de áreas de baixada, já existem pontos de apoio às famílias desalojadas em escolas municipais e a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza vai disponibilizar colchões, se necessário.
AÇÕES PERMANENTES
O secretário de Governo Josué Brandão Júnior disse que os objetivos do Grupo de Trabalho são permanentes. “É uma ação para trabalhos também a curto, médio e longo prazos. Entre as ações a proteção de encostas que ameacem as famílias, que precisam deixar os imóveis para que sejam reformados”, explicou.
Entre os pontos de risco, está o Bairro da Califórnia. Na Rua Brasília, por exemplo, existem três casas em situação vulnerável por causa das chuvas. “Nesse caso, o Grupo de Trabalho vai fazer o diagnóstico da situação e solicitar ações que atendam às demandas por colchões e alimentos para as famílias”, disse.
Participaram do encontro os secretários de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, de Educação, Janaína Araújo, de Gestão e Inovação, José Alberto Lima Filho, de Planejamento, Sônia Fontes, e de Governo, Josué Brandão Júnior, além de representantes da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Promoção Social, Emasa, além do coordenador de Comunicação Afonso Dantas.
Com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments