Na manhã desta sexta (17), o presidente Lula (PT) pregou a unidade dos países em desenvolvimento. O discurso aconteceu na Segunda Cúpula Virtual Vozes do Sul Global, evento online com 125 países e organizado pela Índia para trocar impressões sobre suas prioridades, desafios e soluções, a partir da perspectiva do mundo em desenvolvimento.
O chefe do Executivo brasileiro defendeu o multilateralismo. “Que valha igualmente para todos, sem padrões duplos ou medidas unilaterais. É preciso restituir a primazia do direito internacional, inclusive o humanitário. Como Sul Global, nossa intenção não é – e não deve ser – antagonizar o chamado Norte. Mas uma ordem internacional justa exige que todos tenhamos voz. E falaremos mais alto se falarmos juntos”, disse.
Mais uma vez, Lula criticou o veto dos EUA à resolução apresentada pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU, sobre os ataques de Israel em Gaza ao defender mudanças no órgão e nas instituições multilaterais.
“As tragédias humanitárias a que estamos assistindo evidenciam a falência das instituições internacionais. Por não refletirem a realidade atual, elas perderam efetividade e credibilidade. Em seu mandato no Conselho de Segurança da ONU, o Brasil tem trabalhado incansavelmente pela paz. Mas as soluções são reiteradamente frustradas pelo direito de veto. Precisamos resgatar a confiança no multilateralismo. Precisamos recuperar nossas melhores tradições humanistas. Nada justifica que as principais vítimas dos conflitos sejam mulheres e crianças”, enfatizou.
com informações da Revista Fórum
Compartilhe no WhatsApp
Comments