DestaquesGeral

Facebook autoriza incitação à violência contra russos

0
Mark Zuckerberg, criador e CEO do Facebook

A guerra iniciada pela Rússia contra a Ucrânia está produzindo a disseminação da russofobia pelo mundo ocidental. E ganhou um novo capítulo nesta quinta (10). Segundo reportagem da agência Reuters, a big tech estadunidense Meta liberou o compartilhamento de conteúdos que estimulem a violência contra a população russa no Facebook e no Instagram.

“Como resultado da invasão russa da Ucrânia, temporariamente permitimos formas de expressão política que normalmente violariam nossas regras, como discurso violento como ‘morte aos invasores russos'”, diz comunicado enviado à Reuters por um porta-voz da Meta. Segundo ele não serão permitidas mensagens de violência contra civis russos, mas um e-mail enviado aos moderadores da plataforma deixa explícita a brecha de incitação à violência e à russofobia.

Nessa mensagem da Meta é explicitamente liberado o discurso de ódio contra soldados russos e a russos, no contexto da invasão. “Estamos emitindo uma permissão para discurso violent que de outra forma seria removido sob a política de Discurso de Ódio quando: (a) atingir soldados russos, EXCETO prisioneiros de guerra, ou (b) atingir russos onde é claro que o contexto é a invasão russa da Ucrânia (por exemplo, o conteúdo menciona a invasão, autodefesa etc.)”, diz o e-mail obtido pela Reuters.

“Estamos fazendo isso porque observamos que, neste contexto específico, ‘soldados russos’ estão sendo usados como substitutos para os militares russos. A política de discurso de ódio continua a proibir ataques a russos”, diz a plataforma. A liberação do discurso de ódio na plataforma acontece na Rússia, Ucrânia e em países do Leste Europeu: Armênia, Azerbaijão, Estônia, Geórgia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Romênia e Eslováquia.

A Rússia baniu o Facebook após a rede social impor restrições a veículos de comunicação russos, como RT e Sputnik. Diante da guerra na Ucrânia, artistas russos, pratos típicos e até a vodka tem sofrido boicote no exterior, em uma explícita campanha de russofobia.

Com informações da Revista Fórum

Compartilhe no WhatsApp

Veja como votaram os baianos sobre mineração em terras indígenas

Previous article

Ilhéus apresenta à Seinfra projeto de requalificação da Zona Norte e Orla Sul

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *