O governador Rui Costa assinou, nessa quarta (1º), um protocolo de intenções com representantes da Proquigel Química para a implantação de uma fábrica de amônia verde na Bahia. A estimativa é que R$ 1,4 bilhão seja investido no projeto, gerando mil empregos diretos e indiretos. A unidade de produção será instalada em Camaçari e deve entrar em operação até o fim de 2022.
Segundo o governo, a fábrica terá capacidade de produção de 150 mil toneladas de amônia verde por ano, sendo a maior do tipo em todo o mundo e a primeira do Brasil. “É um projeto que coloca a Bahia à frente, porque esta tecnologia está sendo procurada por todos os países do mundo. Além dessa planta, o Grupo Unigel está fazendo outra para a produção de ácido sulfúrico. Somados, esses dois investimentos representam quase R$ 2 bilhões aplicados em nosso estado”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Nelson Leal.
O presidente da empresa, Roberto Noronha, afirma que o apoio do governo é fundamental. “É uma parceria fundamental porque dá todas as condições econômicas necessárias pra tocar adiante com um projeto desses. A Bahia é o nosso grande centro industrial, é o grosso do investimento da Unigel. É uma parceria de longa data e queremos que ela perdure por muito mais”, afirmou.
ESTRUTURA
A Proquigel é subsidiária da Unigel, o maior produtor latino-americano de acrílicos e estirênicos, com plantas em São Paulo e na Bahia. A unidade de Camaçari tem capacidade anual instalada de 160 mil toneladas de estireno, 15 mil toneladas de policarbonato, 95 mil toneladas de acrilonitrila, 12 mil toneladas de cianeto de sódio, 6 mil toneladas de tolueno e 3 mil toneladas de acetonitrila.
Na Bahia, o grupo possui uma planta em Candeias, com capacidade anual de 20 mil toneladas de resinas acrílicas, 400 mil toneladas de sulfato de amônio (usado principalmente em fertilizantes) e 90 mil toneladas de metacrilato (usado principalmente para a fabricação de plásticos e borracha sintética).
Com informações do Bahia Econômica (foto: Camila Souza)
Compartilhe no WhatsApp
Comments