A maior e mais prestigiada simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) do mundo, promovida pela Universidade de Harvard, terá representantes da Bahia. São quatro estudantes da rede estadual que participarão da Model United Nations (HarvardMUN), que acontecerá de 26 a 29 de janeiro, com a presença de quatro mil participantes de 50 países diferentes.
Eles foram escolhidos através de um rigoroso processo seletivo chamado Application. Durante a HarvardMUN, jovens líderes mais promissores de todo o mundo vão discutir problemas globais em mais de 30 comitês. São eles: Ana Caroline Oliveira dos Santos, 16, 2º ano do Colégio Estadual João Pessoa, de Itaquara; Gustavo de Jesus Souza Batista, 17, concluinte em 2022 do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, Salvador; e Ted Martins Paulo da Silva, 16, concluinte em 2022 do Colégio Estadual Professor Rocha Pita, em Aratuípe.
Nossos estudantes participam ainda de outro evento nos EUA, a Yale Model United Nations (YaleMUN), uma conferência que debate questões globais complexas entre estudantes do Ensino Médio de todo o mundo. A YaleMUN aconteceu entre 19 e 22 de janeiro e foi criada por alunos da Yale University, terceira instituição privada americana de Ensino Superior mais antiga dos EUA, situada em New Haven.
Nesta terça (24), Isac Costa Lima, 16, 3º ano do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro – Tempo Integral, em Jacobina embarcou para se juntar aos outros três estudantes, na HarvardMUN. “Milhares de jovens de todo o planeta participam dessa experiência multicultural. Como pretendo fazer graduação no exterior, essa experiência magnífica fortalecerá o meu currículo, aumentando as minhas chances de aceitação em uma universidade fora e até mesmo vai me capacitar para orientar outros estudantes de escola pública a participarem de espaços mais elitizados”, declarou o estudante.
MOTIVAÇÃO
Segundo a coordenadora de Políticas Públicas para Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima, esta será uma experiência inesquecível e motivadora para os estudantes. “Os delegados aprovarão dezenas de resoluções de questões que vão desde segurança cibernética até sistemas globais de saúde. Eles encontrarão futuros líderes mundiais por meio de conversas ponderadas”, destacou.
A Bahia é o único Estado brasileiro que promove simulações da ONU para estudantes da rede pública, que selecionam para o evento internacional, através da Bahia Model United Nations (BaMUN), promovida em parceria com o Instituto DiploMUN. Sua última edição foi realizada em Salvador, em novembro passado, quando jovens de diversos municípios baianos tiveram a oportunidade de debater problemas globais, atuando como diplomatas.
com informações da SEC
Compartilhe no WhatsApp
Comments