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Estudantes do Sul da Bahia desenvolvem biocosméticos do cacau

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Estudantes do 2º e 3º ano do curso técnico em Biotecnologia do Centro Técnico de Educação Profissional (Cetep) Médio Rio de Contas, em Ipiaú, desenvolvem pesquisas à base do cacau. Entre elas está o Bionat, desodorante natural, um esfoliante e sabonete, a partir do projeto “Cocoa’s Face: nibs do cacau como alternativa para produção de esfoliante natural”.

Voltado adolescentes, o Bionat é isento de sais de alumínio e parabeno e promete ter a mesma ação dos produtos convencionais em suas propriedades emoliente, hidratante, bactericida e fungicida, além do poder de esfoliar, clarear e combater odores. “São produtos naturais, livres de conservantes químicos e perfumes”, relata a professora-orientadora Edneide Putumuju, que contou com a supervisão técnica do professor de Química, Atanael Santos.

Para a estudante Ahanna Moreira, do 2° ano do Ensino Médio técnico em Biotecnologia, é uma experiência nova e única. “Através deste projeto, pude adquirir diversos conhecimentos, como a compreensão de que não é necessário ter muitos recursos para concretizar um trabalho. Aprendi a prestar atenção nos produtos que utilizamos no nosso dia a dia. O Bionat despertou em mim, sobretudo, a curiosidade de explorar mais profundamente a área dos cosméticos”.

O estudante Davi Abrantes, 19, 3° ano do Ensino Médio técnico em Biotecnologia, também fala sobre o trabalho em equipe. “Poder trabalhar em equipe, junto a meus colegas, me ajudou a criar várias ideias sobre outros produtos”, conta.

ESFOLIANTE E SABONTE

O esfoliante e o sabonete Cocoa’s Face têm matérias-primas naturais, como cacau em pó, óleo de coco extravirgem, bicarbonato de sódio e glicerina natural. “A experiência foi enriquecedora e valiosa. Eles puderam vislumbrar que estudante de escola pública é capaz de galgar outros horizontes”, pontua a professora de Língua Portuguesa e de Projeto Experimental Rosilma Silva Rodrigues, que orientou os estudantes no projeto, junto à bióloga e docente Ana Maria de Souza.

Para o estudante do 3º ano em Biotecnologia, Vinícius Santana Santos, 17, “o principal aprendizado que obtive foi transferir um projeto do papel para a realidade. Levarei esta experiência para a vida e para a universidade”.

Cailane Rodrigues da Silva, 17, ressaltou a disciplina. “Um projeto é algo extenso, é preciso ter compromisso, responsabilidade e dedicação. Aprender a ter constância e paciência é de suma importância e requer tempo para realizarmos as etapas práticas e teóricas. Aprender a ter esse policiamento foi uma tarefa fundamental, inclusive para o meu crescimento pessoal”.

com informações SEC

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