A RegiãoDestaques

Estudantes de Ilhéus criam repelente natural contra o Aedes aegypti

0
Macro photo of biting mosquito

Três estudantes de uma escola pública em Ilhéus, desenvolveram um repelente natural para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, conhecido por transmitir doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. O repelente, que utiliza ingredientes como cravo-da-índia e alfazema-do-brasil, é uma alternativa acessível e eficiente para proteger a população contra as picadas do mosquito.

Arthur Pereira, Alana de Melo e Manoel Marcos, alunos do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira (Ceepamev), foram os responsáveis pelo projeto. Motivados pela necessidade de criar um produto de baixo custo que pudesse ser acessível a famílias de baixa renda, os estudantes se uniram e desenvolveram o repelente com base em pesquisas sobre as propriedades naturais dos ingredientes escolhidos.

Segundo os alunos, o cravo-da-índia e a alfazema-do-brasil foram selecionados por suas características repelentes naturais, eficazes na prevenção das picadas do mosquito. Além disso, o fato de serem produtos facilmente encontrados no mercado local contribui para a produção em larga escala do repelente sem elevar os custos, tornando-o uma solução viável para diversas comunidades.

O projeto dos estudantes tem chamado a atenção da comunidade escolar e de autoridades de saúde locais, que veem na iniciativa um importante passo para a conscientização e o combate efetivo ao Aedes aegypti, especialmente em regiões onde há uma alta incidência das doenças causadas pelo mosquito.

Com informações do Centro Estadual de Educação 

Compartilhe no WhatsApp

Veja o boletim atualizado da covid-19 em Itabuna

Previous article

Acidente entre caminhões deixa três pessoas mortas em Eunápolis

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *