Estudantes da escola pública da Bahia seguem produzindo pesquisa e descobertas que podem melhorar a vida das pessoas. Dois projetos inovadores nasceram em Bom Jesus da Lapa, pelas mãos de alunos do Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova.
Sob a orientação da professora Eliane de Souza Falcão, Eduardo de Almeida Bezerra (18), Breno Ítalo de Souza Silva (17) e Gleison Ribeiro Gomes (18) desenvolveram o Biotech Energy, um sistema que utiliza resíduos de banana para produzir energia limpa, e o Biotech Manager, um aplicativo que permite monitorar a produção agrícola em tempo real.
O Biotech Energy utiliza um biodigestor caseiro, construído com materiais acessíveis, como uma caixa d’água, para armazenar a biomassa da banana. Durante o processo, o biogás é liberado e canalizado para ser utilizado como fonte de energia, enquanto o resíduo líquido pode ser reaproveitado como fertilizante. “O sistema é uma alternativa prática e econômica, especialmente para pequenos e médios produtores que buscam soluções sustentáveis”, explica Eduardo.
Já o Biotech Manager oferece aos agricultores um acompanhamento contínuo da produção. Com o aplicativo, é possível monitorar dados como consumo de energia e produtividade, facilitando a gestão das atividades agrícolas. “A ideia é que quem adote o sistema de energia receba, também, o aplicativo para otimizar sua propriedade”, detalha o aluno.
TRANSFORMAR VIDAS
Eles apresentaram o Biotech Meneger no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino, realizado em dezembro passado, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A equipe foi reconhecida pelo impacto positivo que suas ideias podem gerar.
“Foi um momento de aprendizado e valorização. Ficou claro que o nosso trabalho pode transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento da agricultura local”, diz, informando que o grupo planeja aprimorar o biodigestor para diferentes condições e expandir as funcionalidades do aplicativo, sempre buscando atender às necessidades da Agricultura Familiar e promover avanços no setor.
com informações da SEC
Compartilhe no WhatsApp
Comments