O apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC) está estimulando estudantes baianos para iniciação científica na Educação Básica. Nesta semana, 11 alunos dos municípios de Palmeiras, Santa Bárbara e Vitória da Conquista estão no Panamá, apresentando três projetos científicos, desenvolvidos em sala de aula. Eles participam do Encuentro Internacional de Ciencias y Tecnología Estudiantil Fenosista (EICYTEF 2024), que prossegue até esta sexta (15).
Do Centro Juvenil de Vitória da Conquista, com a orientação da professora de Biologia, Karine Brandão, as estudantes Kênia Costa Andrade, Rebeca Reis e Stela Palles Reis realizam sua primeira viagem internacional para apresentar o projeto “Podcast na Educação: a Biologia presente no Universo Geek”, que explora conceitos biológicos presentes no universo afetivo dos adolescentes, como séries, filmes, jogos, entre outros.
A professora de Língua Inglesa Charlene Conceição de Jesus acompanha os estudantes Ramon Santos da Silva e Vagner Santos Costa, do Colégio Estadual Carlos Valadares, em Santa Bárbara. O projeto aborda o letramento racial e o colorismo, a partir das aulas de Língua Inglesa. “O trabalho com iniciação científica é fundamental para despertar a curiosidade, o potencial dos jovens e seu protagonismo. Ao estimular projetos inovadores como o ‘Black Lives Matter: estratégias de combate ao racismo’, estamos cultivando líderes críticos que podem transformar a sociedade, mudando a forma como eles se veem e veem o mundo”, explica a professora.
Também participam os estudantes Adriellen Santana, Hagata Oliveira, Lucas de Almeida, Angelo de Sá Neto, Guto Gonçalves e Luna Kauane, do Colégio Estadual Nilde Maria Monteiro Xavier, no município de Palmeiras. Orientados pelo professor Jadson Souza, eles desenvolveram o projeto “D’eco e Eco Velas Aromáticas de Óleo de Cozinha Reciclado”. O professor explica que “a pesquisa desenvolvida na escola não se restringe ao campo das Ciências e da Tecnologia, mas abrange também as humanidades, atraindo estudantes que não têm familiaridade com a área das exatas”.
com informações da SEC
Compartilhe no WhatsApp
Comments