DestaquesGeral

Estudantes baianos disputam vaga em projeto internacional do Mercosul

0
Foto: Ascom/SEC

Política e cidadania como foco de debates entre estudantes de escolas públicas são objetivos do 6° Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), uma iniciativa realizada pelo Setor Educacional do Mercosul (SEM). E a Bahia busca participação com cinco projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino, selecionados para participar da etapa subnacional.

Com o tema central “A integração regional e as mudanças climáticas”, o evento terá a eleição dos três mais votados, por Estado e distrito, entre 26 e 28 de fevereiro. O resultado final será divulgado no dia 10 de março e os escolhidos avançarão para a etapa nacional, que acontecerá de 27 a 29 de maio, em Brasília. A etapa internacional ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2025, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O PJM proporciona aos estudantes de redes públicas dos países membros e associados do Mercado Comum do Sul (Mercosul) um espaço de encontro e diálogo. E busca incentivar o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. Ao todo, 78 alunos serão selecionados para a Etapa Nacional do PJM. Entre os critérios para participar desta edição estão ser estudante que frequentou o 1º ou 2º ano do Ensino Médio regular ou técnico integrado da rede pública municipal, distrital ou estadual, no ano de 2024, e ter nascido entre setembro de 2007 e julho de 2011.

PROJETOS SELECIONADOS

Entre os projetos selecionados está o “Currículo escolar, educação e sustentabilidade: escolas do campo na luta contra queimadas”, idealizado por Yasmim Barbosa Lima, 17 anos, estudante do 3º ano do Colégio Estadual do Campo Mamédio Batista Lobão, localizado no distrito de Lagoa Grande, em Cândido Sales.

Maria Heloiza Santos de Brito, estudante do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação, localizado em Lauro de Freitas, também está entre os selecionados. Ela desenvolveu o projeto “Desenvolve Z: ação pelo saneamento e às mudanças climáticas”.

Também foram selecionadas as propostas “Transformando a produção: capacitação em sustentabilidade para produtores”, de Rayssa Matos da Silva, do Colégio Estadual Maria Evangelina Lima Santos, em Ipirá; “Entre o Rio Carinhanha e o Rio São Francisco: o Colégio Estadual Velho Chico – Carinhanha/Bahia”, de Anna Júlia Rodrigues da Silva, do Colégio Estadual Coronel João Duque, em Carinhanha; e “Reflorestamento da Mata Ciliar do Rio Jaguaripe em Dom Macedo Costa”, de Mayra Sophia dos Santos Santana, do Colégio Estadual Eraldo Tinoco Melo, em Dom Macedo Costa.

com informações da SEC

Compartilhe no WhatsApp

Professores do Magistério em Itabuna conquistam 6,27% de reajuste

Previous article

Coreto do Caboclo adota energia solar e fortalece sustentabilidade em Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *