É da escola pública da Bahia que estão saindo jovens inovadores, graças aos investimentos da Secretaria da Educação do Estado (SEC) na formação da equipe de professores e na implementação de projetos transformadores. No Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, em Santa Bárbara, 20 alunos vêm implementando projetos que unem tecnologia e sustentabilidade, como a Horta Inteligente de Irrigação Automática e o Desenvolvimento de Brinquedos Robóticos com Materiais Recicláveis.
Os alunos do 3º ano do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Agroindústria recebem orientação da professora Hevelynn Franco Martins, que está conduzindo 48 projetos na escola e faz parte de um grupo de dez professores baianos selecionados para o Encontro Nacional de Educação Steam, na Universidade de São Paulo (USP), em setembro.
Um dos projetos utiliza Cultura Maker e Steam para desenvolver 35 brinquedos robóticos com material reciclável, que serão doados para crianças carentes de Santa Bárbara. “Este projeto nos cativou para a preservação do meio ambiente e nos motivou a estudar sobre tecnologia. Produzir cada brinquedo para doar nos motivou a trabalhar com mais compaixão e seriedade. Agradecemos à professora Hevelynn por plantar essa semente em nossos corações”, declarou o estudante Ruan Pablo Sousa Santos.
Outro projeto é de um robô para medir a umidade do solo e realizar a irrigação automaticamente, otimizando o uso da água, melhorando o crescimento e a produtividade das plantas. Além de reduzir o trabalho manual, monitorar as condições da horta, promover a sustentabilidade e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de uma alimentação saudável com uma ferramenta educativa e divertida para todas as idades.
REDE
O objetivo dessa formação é estruturar uma rede de multiplicadores com gestores das secretarias estaduais da Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (Steam), para articular e aprimorar ações em cada estado, além de elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de Steam nas redes públicas de Educação Básica do Brasil.
com informações da SEC
Compartilhe no WhatsApp
Comments