Com propriedades antioxidantes, um novo creme contra acne foi desenvolvido por duas estudantes baianas de Guanambi. O produto é feito à base de tomate-cereja e pode combater o excesso de oleosidade da pele. Por ter esse incômodo na própria pele, a estudante Valéria Pereira, do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho desenvolveu o medicamento, junto com Eduarda Diamantino e sob orientação de Elizangela Souza.
“A ideia surgiu a partir de uma aluna, Valéria, que utilizava o tomate-cereja como esfoliante na pele e para remover cravos, espinhas e excesso de oleosidade. Então, pensando nisso, ela se organizou com mais uma colega e foram pesquisar, fazer uma busca de artigos que já tivessem feito pesquisas envolvendo o tomate-cereja no tratamento de acne”, explicou a professora.
O tomate-cereja possui propriedades eficazes no combate à acne. “O licopeno do tomate é um carotenoide antioxidante e atua na proteção da pele, prevenindo o envelhecimento e reduzindo a aparência e a formação de rugas e manchas, como o melasma. O produto também conta com um hidratante umectante à base de glicerina, que tem ação antioxidante, ajuda a restaurar e devolver o viço da pele, além de recompor a hidratação, proporcionando uma aparência saudável”, explica Elizangela.
A equipe já finalizou a fase de análise do produto. “Foram realizados testes com as próprias alunas e mais quatro pessoas, totalizando seis voluntários que utilizaram o creme durante um mês. Os resultados foram positivos, principalmente em relação à redução da oleosidade da pele e no controle da acne”, relata a estudante.
com informações da Secom-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments