Para seguir aumentando a cobertura vacinal contra a Covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde vai receber mais de 8 milhões de doses, montante suficiente para manter os estoques abastecidos por até seis meses. Nas próximas semanas, novas remessas serão entregues pelos três fornecedores contratados. As entregas devem ocorrer na primeira quinzena de dezembro.
No cronograma do Ministério tem, ainda, a entrega do primeiro lote de vacina contra cepa JN.1. Cerca de 3 milhões de doses serão possível após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 22 de novembro. O planejamento contempla doses para bebês, pediátricas e adulto. As vacinas serão distribuídas aos estados de acordo com a demanda e capacidade de armazenamento.
O Ministério da Saúde ressalta que todas as vacinas disponibilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) são seguras e eficazes. Essas doses fazem parte do contrato de aquisição de 69 milhões de doses de vacina contra a Covid-19, válido pelos próximos 2 anos.
PAINEL
Além da compra dos imunizantes, o Ministério da Saúde lança, neste mês, um painel para monitorar o estoque de vacinas no SUS. A plataforma digital oferece transparência e agilidade na distribuição dos imunizantes. O Programa Nacional de Imunização (PNI) distribui, anualmente, cerca de 300 milhões de doses para os 5.570 municípios. A pasta reforça que o Brasil continua registrando aumento nas coberturas vacinais.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments