DestaquesGeral

Estado e prefeituras reforçam colaboração para alfabetizar crianças

0
Memo Soul/SEC

Até esta quarta (16), em Salvador, gestores e especialistas debatem ações para garantir a alfabetização das crianças na Bahia. É o 1º Encontro Presencial de Articuladores Regionais da Rede Nacional de Articulação para a Alfabetização (Renalfa), que promove reflexões, diálogos e trocas de experiências sobre a implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), com foco na gestão, formação e mobilização.

Cerca de 100 pessoas, entre articuladores regionais, técnicos da Secretaria da Educação (SEC), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/Bahia) participam de debates e palestras sobre regime de colaboração e à autodeclaração racial no universo escolar; o uso do material didático complementar; estratégias de recomposição das aprendizagens; e a importância da articulação regional no acompanhamento pedagógico.

“É um evento estratégico. Estamos reunindo articuladores de todo o Estado, que vão atuar em cada um dos municípios em prol da alfabetização das crianças e dos adultos também”, ressaltou Helaine Pereira de Souza, superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC.

BAHIA ALFABETIZADA

A ação se articula com o Programa Bahia Alfabetizada, que visa reduzir o analfabetismo e fortalecer a Educação Básica, com investimentos em bolsas, formação continuada e apoio técnico aos municípios, assegurando o direito de aprender a ler e escrever desde os primeiros anos escolares.

“É também um momento para o planejamento das ações que serão executadas esse ano. A Secretaria da Educação e a Undime busca dar todo o apoio aos municípios para que possamos alcançar os objetivos que estão previstos pela política nacional e, agora, pela política baiana”, ressaltou a representante da Undime, Eronize Lima.

com informações da SEC

Compartilhe no WhatsApp

Advogado baiano influencer é preso por violência doméstica

Previous article

Mais da metade dos contratados no mercado formal são do Bolsa Família

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *