Até o dia 17 de dezembro, em Bogotá, na Colômbia, o artesanato baiano mostra sua força e qualidade na feira Expoartesanias. A Bahia estará representada pelos trabalhos ancestrais das mestras artesãs Maria do Carmo e Dinoélia Trindade e das artesãs Sônia Costa e Claudinea dos Santos. Elas foram selecionadas pela Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Com objetivo promover a preservação do artesanato tradicional latino-americano, a feira vai homenagear o Brasil com produtos de várias regiões do país. Está programado também o encontro de coordenadores estaduais do artesanato do país e visitas técnicas em laboratórios de design de Bogotá. O público verá a diversidade cultural do artesanato baiano, com sua ancestralidade em trabalhos manuais de qualidade, que refletem a miscigenação cultural de seu povo.
“Estou muito feliz, gratificada em ver as minhas peças participando deste evento tão grandioso e importante lá na Colômbia. Estou encantada e pedindo a Deus que nos dê muita força para que os nossos produtos baianos continuem contemplados, porque é uma fonte de renda muito importante para mim e todos os colegas que trabalham com artesanato”, festeja a mestra Dona Maria do Carmo.
Artesã do Quilombo Pitanga de Palmares, de Simões Filho, Claudinea dos Santos utiliza a técnica do trançado de palha para produzir objetos para a casa e de uso pessoal. Já com a técnica de manipulação da argila, a artesã Sônia Costa, de Salvador, faz objetos de decoração e acessórios de moda.
Elas integram o programa Artesanato da Bahia, uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com a Associação Fábrica Cultural.
com informações da Setre
Compartilhe no WhatsApp
Comments