DestaquesGeral

Escritor indígena Ailton Krenak é eleito para Academia Brasileira de Letras

0

O escritor e ativista ambiental Ailton Krenak foi eleito, nesta quinta (5), para a Academia Brasileira de Letras (ABL). O primeiro indígena se tornar imortal vai ocupar a cadeira de número 5, que pertenceu a José Murilo de Carvalho, falecido em agosto deste ano. Disputaram com Krenak a historiadora Mary del Priore e o escritor também indígena Daniel Munduruku.

Presidente da ABL, Merval Pereira disse que Krenak é um poeta com visão de mundo muito própria. “E apropriada para este momento, em que o mundo está preocupado com o meio ambiente, em que os povos originários lutam por seus direitos. Tudo isso está embutido na vitória de Krenak na Academia. É um indígena que trabalha com a cultura indígena, com a valorização da oralidade”, disse citando o livro Futuro Ancestral, de Krenak, que trata da preservação dos rios como forma de conservar o futuro.

INTELECTUAL E ATIVISTA

Krenak nasceu em 1953, na região do vale do rio Doce (MG), território do povo Krenak, um local afetado pela atividade de extração de minérios. Ele é ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

O novo imortal organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia e contribuiu para a criação da União das Nações Indígenas (UNI). É coautor da proposta da Unesco que criou a Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, em 2005, e é membro de seu comitê gestor.

Nas décadas de 1970 e 1980, foi determinante para a conquista do “Capítulo dos índios”, o capítulo 8º na Constituição de 1988, que passou a garantir, no papel, os direitos indígenas à cultura e à terra. Entre os livros mais recentes, estão Ideias para adiar o fim do mundo (2019), A vida não é útil (2020), Futuro ancestral (2022) e Lugares de Origem (2021), escrito junto com Yussef Campos.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Brasil vai crescer e economia mundial, desacelerar; relatório é da ONU

Previous article

SETTRAN divulga leilão de veículos em Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *