Nesta última quinta-feira (25), equipes do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna realizaram a coleta de sangue em 13 indivíduos que residem na mesma área geográfica onde um homem de 24 anos testou positivo para a Febre Oropouche, uma doença transmitida pelo mosquito Maruim. A ação foi desencadeada após relatos de sintomas semelhantes entre alguns moradores da região.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, informou que o material coletado será encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN), em Salvador, para análise. O jovem diagnosticado com a doença reside em um loteamento na zona rural de Itabuna e apresentou sintomas característicos da Febre Oropouche, como dores de cabeça, musculares e outros sintomas semelhantes aos da dengue e chikungunya.
A Prefeitura destaca que a Febre Oropouche, embora seja mais comum na região Amazônica, casos e surtos também foram registrados em outros estados brasileiros e em países das Américas Central e do Sul, como Panamá, Argentina, Bolívia, Equador, Peru e Venezuela.
com informações da prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments