DestaquesGeral

Entidades e organizações populares “soltam o verbo” no G20 Social

0
Foto: G20 Brasil 2024

O Brasil está sediando o G20 Social, um dos eventos que preparam a Cúpula do G20 com as maiores economias do mundo. A abertura aconteceu nesta quinta (14), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Representando o governo brasileiro, o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, disse que o evento pode ser um dos maiores legados da presidência brasileira. Ele ressaltou a coragem e a ousadia do presidente Lula por levar o debate do G20 até o povo por meio da criação do encontro.

Aconteceram cerca de 180 atividades autogestionadas, com os mais distintos eixos em discussão: direito das pessoas com deficiência; a centralidade das favelas para soluções internacionais; autorização de residência para imigrantes; investidores em economia verde; filantropia para o desenvolvimento social; desafios para o investimento público no enfrentamento ao racismo a partir das juventudes; o protagonismo dos catadores e catadoras de materiais recicláveis na liderança da economia circular. Estes são somente alguns exemplos das atividades que aconteceram hoje.

O painel “O alto retorno do investimento na primeira infância na promoção do capital humano e estratégico de combate à pobreza e à desigualdade” discutiu como a prioridade para as crianças nos primeiros anos de vida como estratégia poderosa para o desenvolvimento humano e econômico. No painel “Superação das desigualdades entre mulheres e homens no mercado de trabalho”, lideranças femininas da de centrais sindicais trataram sobre a urgência de respeito ao dever da igualdade salarial

“Mapeamento da biodiversidade e arqueologia da Amazônia” foi o tema do painel que guiou debates a respeito da necessidade de maior fomento à proteção dos territórios e da bioeconomia. Com o tema “Ciência: o caminho para combater a desinformação e seus custos negativos para a vida”, o debate destacou a importância da integridade da informação na construção de uma sociedade democrática, pacífica, inclusiva e sustentável.

com informações do g20 Brasil 2024

Compartilhe no WhatsApp

O 13º dos trabalhadores injetará R$ 321,4 bilhões na economia do Brasil

Previous article

Estudantes baianos participam de encontro de Ciências e Tecnologia no Panamá

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *