Com o fim do prazo para a emissão da nova CIN (Carteira de Identidade Nacional), nesta quinta (11), até o momento, 23 Estados e o Distrito Federal já estão emitindo o novo documento, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Mas, a Bahia ainda não emitirá a CIN. Segundo o Instituto Pedro Mello, responsável pela emissão de documentos na Bahia, o processo só será finalizado em 31 de maio. O órgão informa que nesta quinta-feira começou a substituição do número do RG pelo número do CPF. Isso porquê o novo modelo exigiu que a Bahia implementasse um sistema de identificação mais moderno. Mas, atualmente, o processo está na etapa de migração do banco de dados de 11 milhões de biometrias.
EVITAR FRAUDES
Segundo a titular do MGI, Esther Dweck, a emissão do documento vai permitir que o governo “conheça melhor o cidadão brasileiro e aprimore a oferta de serviços públicos”, além de “mitigar os problemas de fraudes no Brasil”. O prazo foi estendido a pedido dos Estados.
COMO FAZER
Para a emissão da carteira, deve-se procurar a Secretaria de Segurança Pública do Estado e apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico, ou digital.
A CIN apresenta um QR Code que permite verificar por meio de smartphones se foi furtado ou extraviado. Além de um código de padrão internacional, igual ao de passaportes. Será expedida em papel de segurança ou em cartão de policarbonato e no formato digital, de forma gratuita na 1ª via. Caso o cidadão precise de uma 2ª via, será necessário pagar uma taxa estabelecida por cada Estado.
com informações do g1 e Metro1
Compartilhe no WhatsApp
Comments