Tem empresas no mercado concedendo crédito sem regulação específica do Banco Central (BC). Elas pedem o celular do cliente como garantia e, se a dívida não for paga, o celular é bloqueado.
Esse tipo de crédito é voltado para pessoas de classes mais baixas e os juros podem chegar a mais de 600% ao ano. Para receber o dinheiro na conta, o usuário precisa baixar um aplicativo no celular, que atua como “super administrador” do aparelho.
Nas redes sociais e no Reclame Aqui, apagá-lo mesmo após o pagamento da dívida ou desistência do empréstimo é um dos problemas relatados por quem utiliza o crédito.
O Banco Central foi questionado se considera o bloqueio do celular como uma garantia válida em operações de concessão de crédito. O BC disse que as empresas têm liberdade para definir os seus perfis de risco, devendo gerenciá-lo. “Destacando-se, entre eles, o risco de crédito, inclusive no que diz respeito à avaliação periódica do grau de suficiência dos instrumentos mitigadores (dentre estes as garantias recebidas).”
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments