DestaquesEconomia

Empresas e MEI têm até dia 31 para regularizar dívidas com Simples

0
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Termina no dia 31 de outubro o prazo para micros e pequenas empresas, e microempreendedores individuais (MEIs), regularizarem as dívidas com o Simples Nacional. Se não fizerem, serão excluídas do regime a partir de 1º de janeiro.

Segundo a Receita Federal, o devedor pode pagar à vista, abater parte da dívida com créditos tributários (recursos que a empresa tem direito a receber do Fisco) ou parcelar os débitos em até cinco anos com o pagamento de juros e multa. O parcelamento pode ser feito Portal do Simples Nacional ou no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), no serviço “Parcelamento – Simples Nacional”.

Para acessar tem que ser com o certificado digital ou com conta no Portal Gov.br nível prata ou ouro. Quem não concordar com a dívida e quiser contestar o Termo de Exclusão deverá dirigir a contestação ao Delegado de Julgamento da Receita Federal, protocolada na internet, conforme orientado no site do órgão.

Entre 30 de setembro e 4 de outubro, a Receita notificou 1.121.419 MEI e 754.915 micro e pequenas empresas que deviam R$ 26,5 bilhões. Após o conhecimento do termo, o contribuinte tem até 30 dias para impugnar a notificação ou quitar os débitos, para não ser excluído do Simples.

A Receita Federal aponta como principais irregularidades a falta de documentos, excesso de faturamento, débitos tributários, parcelamentos pendentes ou o exercício pela empresa de atividades não incluídas no Simples Nacional. Periodicamente, o órgão verifica se as empresas estão de acordo com as condições de enquadramento no Simples Nacional.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

ENEM divulga cartão de confirmação com local de prova

Previous article

Advogada baiana é presa pela Polícia Federal

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *