Depois que o Brasil aprovou o leilão da exploração do acesso móvel na tecnologia 5G, empresas de infraestrutura e operadoras de telecomunicações iniciaram uma verdadeira disputa para antecipar o lançamento de pelo menos parte da nova rede.
As empresas estão correndo para fazer uma espécie de degustação do novo serviço em bairros estratégicos das principais cidades do país, antes mesmo do Natal. É uma antecipação ao prazo exigido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel): as capitais precisam ter essa rede instalada até julho de 2022.
Essa nova geração de internet móvel vai permitir velocidade de conexão até cem vezes mais rápida que a atual 4G. A estratégia das empresas é tentar sair na frente e fisgar os primeiros consumidores.
Segundo previsão da GSMA, a associação das operadoras, o Brasil deve alcançar seu primeiro milhão de clientes 5G já em 2022, número que deve subir para 50 milhões em 2025. Atualmente, há mais de 450 milhões de conexões da quinta geração de telefonia no mundo.
Com informações do iG/tecnologia
Compartilhe no WhatsApp
Comments