Vários empresários baianos participaram de missões empresariais articuladas pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em eventos importantes da agenda de internacionalização do Programa Origem Bahia. A delegação participou das missões comerciais Origem Brasil Portugal realizadas na cidade do Porto, e do Salon du Chocolat, em Paris, nos meses de outubro e novembro.
As missões são uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Apex Brasil, com o apoio do Sebrae. Foram mobilizadas 72 empresas brasileiras, sendo 14 da Bahia. Já para o Salon du Chocolat de Paris, foram 39 empresas participantes, com 9 baianas.
Um bom exemplo desse tipo de ação é de Genna Souza, dona da Melinda/Vida Natural, que trabalha com mel de abelha sem ferrão e de própolis vermelha no sudoeste da Bahia. Depois de entender como tudo funciona, Genna conseguiu abrir uma empresa na França, a BrazAbelha, ao identificar os parceiros certos para fazer este intercâmbio comercial internacional.
RODADAS DE NEGÓCIOS
Além de aproximar empresários, fornecedores e distribuidores, as missões empresariais incluíram rodadas de negócios. No Porto, foram 11 compradores internacionais, de Portugal, Espanha e Reino Unido, totalizando uma estimativa de negócios, segundo os compradores, da ordem de R$ 14 milhões.
Na Missão Empresarial Origem Brasil Paris/França 2024, a rodada de negócios contou com seis compradores internacionais da França e Bélgica, fechando com estimativa de negócios realizados da ordem de R$ 6 milhões.
com informações do Bahia de Valor
Compartilhe no WhatsApp
Comments