Representantes de 14 empresas baianas fizeram, no final de setembro, a promoção de produtos de origem baiana do setor de alimentos e bebidas no mercado chileno. Esse é o objetivo da Missão Espacio Food & Service, organizada pelo Centro de Internacionalização de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
A ação faz parte do Projeto Origem Bahia, desenvolvido em parceria com o Sebrae-BA. O grupo participou de rodadas de negócios com potenciais importadores, distribuidores, atacadistas e varejistas. Os encontros foram promissores, com expectativa de negócios estimada em R$1 milhão.
“Um fator que contribui para uma boa receptividade do produto é que o rótulo tem tradução para as línguas inglesa e francesa. “Foi através do CIN que conseguimos desenvolver este rótulo, que atende aos padrões internacionais e apresenta nossa cachaça em outras línguas”, contou Raimundo Macedo, que apresentou a cachaça Jaualle, bebida artesanal envelhecida em barris de umburana (madeira do cerrado) com carvalho francês.
Para Macedo, participar de missões empresariais internacionais é importante para que as empresas, especialmente as de pequeno porte, possam ganhar experiência e se qualificar para disputar no mercado externo.
CHOCOLATES DO SUL
O coordenador do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul, Thiago Fernandes, levou chocolates de marcas da economia solidária integrantes do Consórcio Cabruca – Chocolates Finos de Origem do Sul da Bahia para o showroom Origem Bahia. “Foi a primeira missão que participamos e começamos com o pé direito. Participamos de 14 rodadas de negócios e pudemos dar visibilidade aos nossos produtos. Recebemos feedbacks extremamente positivos de compradores do Chile, que é um país conhecido por ser bem rigoroso na análise de produtos importados”, destacou.
Os participantes da missão também realizaram visita técnica ao centro de distribuição de resfriados do grupo Cencosud.
com informações do Bahia de Valor
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