A RegiãoDestaques

EMASA perto de concluir modernização da Estação de Tratamento de Água

0
Foto: EMASA

A EMASA está na última fase da modernização da sua principal Estação de Tratamento de Água (ETA). A empresa substituiu os decantadores, com a troca dos módulos tubulares pela nova tecnologia através do sistema de lamelas, e já trocou matérias filtrantes e crepinas dos filtros, fundamental na retenção de partículas no tratamento de água.

Segundo o presidente da EMASA, Raymundo Mendes Filho, a modernização se deu por conta da implantação do Projeto Mais Água para a Cidade, que ampliará o sistema de distribuição de água em Itabuna. “Com o novo sistema de abastecimento, que dará fim ao fornecimento irregular de água, tivemos que modernizar a ETA para ampliar a produção de água e também a Estação de Captação de Água Bruta, em Rio do Braço. Esse processo de modernização nas estações de captação e tratamento de água vai garantir uma maior produção e a manutenção da boa qualidade da água servida aos moradores de Itabuna”, garante.

Mendes Filho lembra o papel da prefeitura em investir na implantação de um novo sistema. “O prefeito Augusto Castro foi arrojado ao implantar o Mais Água. Além de resolver um problema crônico, vai melhorar a qualidade de vida da população que deixará de receber água em intervalos de até 20 dias e vai possibilitar a atração de novos empreendimentos industriais e comerciais para a cidade”, prevê Raymundo Mendes Filho.

Para o gerente Técnico da EMASA, João Bitencourt, as crepinas de discos ranhurados de alto desempenho, garante maior fluidez na água filtrada e eficácia na remoção da turbidez da água. “O novo sistema, que está sendo implantado nos filtros da ETA principal, vai permitir reduzir em torno de 50 por cento a água de lavagem. Atualmente se gasta 200m³ na lavagem dos filtros e esse volume será reduzido a 100%, assegurando maior eficiência e economia”, explica.

De acordo com a EMASA, o Projeto Mais Água para a Cidade tem previsão de conclusão até o final do ano, beneficiando os bairros das zonas sul, leste e oeste de Itabuna, que hoje recebem água em intervalos de 15 e até 20 dias e passarão a ter água nas torneiras todos os dias.

com informações da EMASA

Compartilhe no WhatsApp

Governo Lula lança Alimento no Prato com foco na agricultura familiar

Previous article

Indústria da construção naval retorna na Bahia e beneficia Recôncavo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *